Seminário de literatura
É a partir da prática da leitura que conseguimos compreender o mundo à nossa volta, percebê-lo sob diversas perspectivas diferentes, e, desta forma, decifrar e interpretar com mais clareza e senso crítico os acontecimentos que nos cercam.
O projeto que envolve a leitura e posterior análise literária pretende formar leitores com visão crítica do mundo. Para isso é necessário estimular os estudantes a realizar diversas atividades sobre o universo da escrita, pesquisas sobre autores, dramatizações e composição de músicas e poemas. Em todas as ações, os alunos têm poder de decisão. Assim, eles se sentem responsáveis pelo que constroem.
Por relacionar os problemas enfrentados pelo Ensino da língua portuguesa às questões que envolvem a “crise da leitura” é que chamo para pauta, atividades direcionadas a atenuar a flagrante falta de compromisso com a leitura por parte dos alunos. A proposta desse trabalho de seminários de literatura com os alunos tem como objetivo direcionar a educação, mais especificamente, às ações que promovam práticas de leituras com a premissa de somar a esses esforços, dentre outras ações para assim tecer uma estrutura que desencadeie pontos positivos aos alunos para que eles se expressem com bastante liberdade. Um dos resultados positivos deste método é levar o corpo discente a assumir um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem, já que não há espaço para que ele se comporte como mero receptor e reprodutor de informação. Há inegável benefício com esta metodologia, especialmente quando se pensa no ensino da literatura e no domínio de técnicas para a produção de textos literários, onde a habilidade de produção de textos e da criatividade será de grande valia na construção da capacidade dos alunos de construírem leituras e interpretações dos textos produzidos por outros.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS 8º ANOS
O projeto ora descrito foi desenvolvido com os 8º anos e aborda a temática que envolve análise e interpretação textual.
As mídias utilizadas foram: filmadora, projetor, máquina fotográfica...
O tempo previsto para conclusão do projeto foi de uma semana e os critérios de avaliação elencam a parte escrita e a criatividade para a apresentação da análise da obra literária em questão.
Os trabalhos foram desenvolvidos em grupo.
É a partir da prática da leitura que conseguimos compreender o mundo à nossa volta, percebê-lo sob diversas perspectivas diferentes, e, desta forma, decifrar e interpretar com mais clareza e senso crítico os acontecimentos que nos cercam.
O projeto que envolve a leitura e posterior análise literária pretende formar leitores com visão crítica do mundo. Para isso é necessário estimular os estudantes a realizar diversas atividades sobre o universo da escrita, pesquisas sobre autores, dramatizações e composição de músicas e poemas. Em todas as ações, os alunos têm poder de decisão. Assim, eles se sentem responsáveis pelo que constroem.
Por relacionar os problemas enfrentados pelo Ensino da língua portuguesa às questões que envolvem a “crise da leitura” é que chamo para pauta, atividades direcionadas a atenuar a flagrante falta de compromisso com a leitura por parte dos alunos. A proposta desse trabalho de seminários de literatura com os alunos tem como objetivo direcionar a educação, mais especificamente, às ações que promovam práticas de leituras com a premissa de somar a esses esforços, dentre outras ações para assim tecer uma estrutura que desencadeie pontos positivos aos alunos para que eles se expressem com bastante liberdade. Um dos resultados positivos deste método é levar o corpo discente a assumir um papel ativo no seu processo de ensino-aprendizagem, já que não há espaço para que ele se comporte como mero receptor e reprodutor de informação. Há inegável benefício com esta metodologia, especialmente quando se pensa no ensino da literatura e no domínio de técnicas para a produção de textos literários, onde a habilidade de produção de textos e da criatividade será de grande valia na construção da capacidade dos alunos de construírem leituras e interpretações dos textos produzidos por outros.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS 8º ANOS
O projeto ora descrito foi desenvolvido com os 8º anos e aborda a temática que envolve análise e interpretação textual.
As mídias utilizadas foram: filmadora, projetor, máquina fotográfica...
O tempo previsto para conclusão do projeto foi de uma semana e os critérios de avaliação elencam a parte escrita e a criatividade para a apresentação da análise da obra literária em questão.
Os trabalhos foram desenvolvidos em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário