quinta-feira, 24 de setembro de 2009


Trabalho com texto jornalístico


Práticas de trabalho com a linguagem
Percepção de fenômenos lingüísticos e sua relação com os textos
Quando se toma o texto como unidade de ensino, ainda que se considere a dimensão gramatical, não é possível adotar uma caracterização pré estabelecida. Os textos submetem-se as regularidades lingüísticas dos gêneros em que se organizam e as especificidades de suas condições de produção: isso aponta para a necessidade de priorização de alguns conteúdos e não de outros.
O jornal oferece aos alunos a possibilidade de entrar em contato com diferentes gêneros de textos. Dada a sua diversidade textual, ele pode ser utilizado como recurso didático em todos os níveis escolares, inclusive na alfabetização, em que manchetes e pequenos textos, como os anúncios e classificados, ajudarão os alunos não só a desenvolver a escrita e a leitura, mas também a compreender a importância social da escrita.
Para que os alunos possam escrever textos jornalísticos de melhor qualidade, é necessário, porém, que o professor desenvolva atividades sistemáticas de produção textual em que se associem teoria e prática.
O trabalho com texto jornalístico tem como objetivo desenvolver no aluno “o domínio da expressão oral e escrita em situações de uso público da linguagem, levando em conta a situação de produção social e material do texto (lugar social do locutor em relação ao destinatário e seu lugar social; finalidade ou intenção do autor; tempo e lugar material da produção e do suporte) e selecionar, a partir disso, os gêneros adequados para a produção do texto, operando sobre as dimensões pragmática, semântica e gramatical”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário