segunda-feira, 20 de julho de 2009


Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas com as turmas de 7º e 8º anos na disciplina de Estudo e Produção de Texto envolvendo os gêneros e tipos textuais no primeiro bimestre de 2009. Pretende-se, com essa atividade, verificar a eficiência no processo ensino-aprendizagem obtida ao longo do desenvolvimento da atividade.
Trata-se de um estudo relevante uma vez que a eficácia na aquisição de conhecimentos nessa disciplina implicará em todo o processo restante do ano letivo, bem como servirá como ferramenta imprescindível no aprimoramento dos educandos.
Relatório da aula
A aula do 7º ano iniciou com a proposta de trabalharmos o texto "Menina mal amada”, cuja autora nomeia se Cora Coralina e identificarmos o gênero textual, citações e um resumo do que tratava o texto. Em seguida fizemos uma produção textual na qual os alunos descreveram uma narrativa poética sobre seus sentimentos em relação a sua infância. Finalizamos a aula com a leitura de algumas das histórias narradas pelos alunos.
Ao final desta atividade os alunos adquiriram, certamente, um pouco mais de conhecimento quanto a gêneros textuais, elaboração de resumos e narrativas com a linguagem conotativa.
É cabível aproveitar esse relatório para destacar o quanto foi valioso para os alunos o estudo dos gêneros textuais, pois, é a partir de atividades como essas que tecemos o conhecimento de modo alicerçado com nossos alunos.
É pertinente, também, comentar quanto ao trabalho desenvolvido (narrativa) provoca o interesse no aluno, isso, quando a mesma está diretamente ligada ao seu cotidiano.
De maneira geral a disciplina foi conduzida a contento e dentro das possibilidades de tempo de que dispunha. Realmente se produziu muito, de forma constante e diversificada.
Conhecer os gêneros textuais e saber identificá-los é muito importante para que os alunos saibam identificar gêneros e tipos textuais.






Relatório da aula
Professora Rosemary Maia Ferreira das nevesTurma: 7º ano bTurno MatutinoRelatório da aula envolvendo o texto Marcas de uma Lágrima.
A aula do 7º ano iniciou com a proposta de trabalharmos o texto "A marca de uma lágrima”, após leitura e análise do texto os alunos montaram uma apresentação teatral envolvendo os principais personagens da narrativa.Na aula seguinte apresentaram a narrativa em forma de teatro e a seguir ouve um debate envolvendo a temática da narrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário