O acesso aos produtos tecnológicos é um grande desafio para a sociedade atual que demanda esforços e mudanças no âmbito educacional. Como as tecnologias estão constantemente em mudança, à aprendizagem contínua é conseqüência natural do momento social e tecnológico que vivemos.
Diante desse aspecto, o papel do professor também se altera, muitos sentiram que precisam mudar sua maneira de desenvolver suas atividades em sala de aula, para adaptar-se ao ritmo e às exigências educacionais dos novos tempos. O papel do professor no atual estágio da sociedade tecnológica, baseada nas tecnologias da informação e da comunicação, volta-se para a construção de uma sociedade que tenha inclusão social como prioridade, e o elemento crucial para a informatização da escola é a formação do professor.
É importante o trabalho criativo, principalmente no trabalho com textos, utilizando-se conteúdos do currículo, da comunidade, do cotidiano dos alunos. No entanto, o que temos observado, através da vivência no meio educacional, é que o domínio de tais ferramentas tem se confundido com o simples treinamento de adolescentes, jovens e adultos para apertar teclas ou utilizar a linguagem da moda, esquecendo-se da sua principal função, estimular o desenvolvimento de habilidades importantes em um mercado de trabalho em constante mudança e cada vez mais dominado pelas tecnologias da informação, aliado a formação de um leitor crítico, capaz de reconhecer o que lhe convém.Com o avanço tecnológico o professor que acompanha essa inovação, cria possibilidade de novas construções que configuram novos conhecimentos e transformam o processo de ensino aprendizagem.
Diante desse aspecto, o papel do professor também se altera, muitos sentiram que precisam mudar sua maneira de desenvolver suas atividades em sala de aula, para adaptar-se ao ritmo e às exigências educacionais dos novos tempos. O papel do professor no atual estágio da sociedade tecnológica, baseada nas tecnologias da informação e da comunicação, volta-se para a construção de uma sociedade que tenha inclusão social como prioridade, e o elemento crucial para a informatização da escola é a formação do professor.
É importante o trabalho criativo, principalmente no trabalho com textos, utilizando-se conteúdos do currículo, da comunidade, do cotidiano dos alunos. No entanto, o que temos observado, através da vivência no meio educacional, é que o domínio de tais ferramentas tem se confundido com o simples treinamento de adolescentes, jovens e adultos para apertar teclas ou utilizar a linguagem da moda, esquecendo-se da sua principal função, estimular o desenvolvimento de habilidades importantes em um mercado de trabalho em constante mudança e cada vez mais dominado pelas tecnologias da informação, aliado a formação de um leitor crítico, capaz de reconhecer o que lhe convém.Com o avanço tecnológico o professor que acompanha essa inovação, cria possibilidade de novas construções que configuram novos conhecimentos e transformam o processo de ensino aprendizagem.
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