sábado, 25 de julho de 2009

A importância do livro



A educação é a essência, a base, o alicerce de toda e qualquer sociedade.
O livro é a chave que além de abrir as portas do lazer, promove a integração do ser humano no mundo social e cultural. Sua importância no aprimoramento da capacidade de narrar a si mesmo e aos outros, no amadurecimento e no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, são suficientes para atribuir ao ato de ler um livro significativas vantagens ao ser humano.
As tecnologias no processo de ensino, quando acompanhadas e bem orientadas proporcionam uma gama de conhecimento, uma infinita fonte de construção e inclusão social, mas jamais substituirá o livro.
É necessário repensar a educação, reaprender a ensinar, a participar com os alunos de novos conhecimentos, e foi o que fiz. As novas tecnologias da informação e comunicação trouxeram-me novas perspectivas, não só de educação, mas também de sociedade, transformando o longe no perto e o acesso ilimitado ao conhecimento uma possibilidade universal.
Compreendi que o uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem são grandes aliadas da educação, se bem aproveitadas, possibilitam uma aprendizagem com eficiência e rapidez. Sendo assim, tudo que se fizer em prol da correta utilização da informática, certamente se estará indo em direção de um futuro promissor na área do desenvolvimento humano.

Minha rotina no que diz respeito ao computador é bem eclética, preparo slides para apresentar atividades relacionadas aos vários tipos textuais, o último trabalho foi um artigo sobre clonagem. Há também momentos que fico no Orkut e no MSN. Leio meus emails diariamente e recentemente abri um blog, mas ainda estou aprendendo a mexer. Uma vez por semana levo meus alunos para o laboratório de informática para desenvolver atividade na disciplina de literatura.


Rosemary Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário