sábado, 25 de julho de 2009

Que importância a base epistemológica tem para a Educação


Que importância a base epistemológica tem para a Educação.


A ciência produz teoria sobre a realidade, e a filosofia sobre o conhecimento da realidade. No campo da ciência a teoria tem sua gênese na metodologia da pesquisa, que está no pensar reflexivo dos filósofos para explicar o conhecimento. Portanto a teoria tem sua gênese no método de investigação de cada saber.
As bases epistemológicas de conhecimento fundamentam-se em teorias que evidenciam concepções de Educação focadas nos conceitos de conhecimento.
Essas concepções de Educação alicerçadas nos conceitos de conhecimento definem o ensinar e o aprender projetando um ideal de Educação nas finalidades atribuídas à Educação escolarizada.
As teorias que possuem sua premisse na base epistemológica atribuem a capacidade cognitiva dos seres humanos a origem biológica hereditária, inatista ou apriorista.
No campo das ciências estão presentes as teorias do inatismo da inteligência, a teoria do desenvolvimento da criança r a teoria da pessoa integral.
No campo da filosofia, temos entre outras, a teoria da reminiscência das idéias éticas e matemáticas e a teoria do trabalho da razão.
As bases epistemológicas são de significativa importância para a educação, visto que, em suas várias vertentes buscam aprimorar a visão do conhecimento e sua relação com o processo ensino-aprendizagem, no que tange a formação educacional do ser humano. As várias concepções existentes nas bases epistemológicas norteiam para a busca de soluções dos problemas que surgem no cotidiano da prática educacional.
Na ciência moderna a ruptura epistemológica simboliza o salto qualitativo do senso comum para o conhecimento cientifico; na ciência pós moderna, o salto mais importante é o que é dado do conhecimento cientifico para o conhecimento do senso comum.
Rosemary Maia

A essência da comunicação em grupo
A proposta do trabalho ora descrito, foi desenvolvida com o 7ª ano e refere-se à produção de trabalhos que envolvem a comunicação em grupo.
O objetivo da atividade que envolveu a disciplina de português e ensino religioso demarcou a exposição dos problemas que os alunos apresentam no que diz respeito à cooperação e a cumplicidade que deve haver entre os membros do grupo para a execução e desenvolvimento das tarefas a serem cumpridas. Para introduzir o assunto usei como material pedagógico o DVD para apresentação de filme e música que elencava o tema em questão.
Após término do filme e da música, Cada grupo colocou de maneira clara as dificuldades que surgiam, quando o trabalho envolvia grupo de alunos: agressividade, má vontade para fazer o que era proposto pelo grupo, atrasos, faltas.
Após cada grupo expor suas dificuldades no trabalho em grupo, elenquei vários elementos que são importantes para desencadear um bom trabalho de grupo; discorri sobre a cooperação, o incentivo, a confiança e o compromisso que deve haver entre os membros de um grupo para que as tarefas sejam cumpridas.
Tornou-se claro para o corpo discente que, quando um grupo consegue lidar com as diferenças e é capaz de demonstrar suas dificuldades,tudo passa a caminhar em direção a uma finalidade e concentrar os objetivos.
Ficou então claro para meus alunos que o grupo que consegue superar os obstáculos, cooperar e propor ações é o grupo que atingiu seus objetivos. Dessa forma, a mudança que começou em cada indivíduo, por meio do grupo atingiu-o como um todo. É por isso que trabalhar em grupo pode ser transformador e deve sempre permear o âmbito educacional.

A importância do livro



A educação é a essência, a base, o alicerce de toda e qualquer sociedade.
O livro é a chave que além de abrir as portas do lazer, promove a integração do ser humano no mundo social e cultural. Sua importância no aprimoramento da capacidade de narrar a si mesmo e aos outros, no amadurecimento e no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, são suficientes para atribuir ao ato de ler um livro significativas vantagens ao ser humano.
As tecnologias no processo de ensino, quando acompanhadas e bem orientadas proporcionam uma gama de conhecimento, uma infinita fonte de construção e inclusão social, mas jamais substituirá o livro.
É necessário repensar a educação, reaprender a ensinar, a participar com os alunos de novos conhecimentos, e foi o que fiz. As novas tecnologias da informação e comunicação trouxeram-me novas perspectivas, não só de educação, mas também de sociedade, transformando o longe no perto e o acesso ilimitado ao conhecimento uma possibilidade universal.
Compreendi que o uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem são grandes aliadas da educação, se bem aproveitadas, possibilitam uma aprendizagem com eficiência e rapidez. Sendo assim, tudo que se fizer em prol da correta utilização da informática, certamente se estará indo em direção de um futuro promissor na área do desenvolvimento humano.

Minha rotina no que diz respeito ao computador é bem eclética, preparo slides para apresentar atividades relacionadas aos vários tipos textuais, o último trabalho foi um artigo sobre clonagem. Há também momentos que fico no Orkut e no MSN. Leio meus emails diariamente e recentemente abri um blog, mas ainda estou aprendendo a mexer. Uma vez por semana levo meus alunos para o laboratório de informática para desenvolver atividade na disciplina de literatura.


Rosemary Maia

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O papel do professor diante das novas tecnologias




O acesso aos produtos tecnológicos é um grande desafio para a sociedade atual que demanda esforços e mudanças no âmbito educacional. Como as tecnologias estão constantemente em mudança, à aprendizagem contínua é conseqüência natural do momento social e tecnológico que vivemos.
Diante desse aspecto, o papel do professor também se altera, muitos sentiram que precisam mudar sua maneira de desenvolver suas atividades em sala de aula, para adaptar-se ao ritmo e às exigências educacionais dos novos tempos. O papel do professor no atual estágio da sociedade tecnológica, baseada nas tecnologias da informação e da comunicação, volta-se para a construção de uma sociedade que tenha inclusão social como prioridade, e o elemento crucial para a informatização da escola é a formação do professor.
É importante o trabalho criativo, principalmente no trabalho com textos, utilizando-se conteúdos do currículo, da comunidade, do cotidiano dos alunos. No entanto, o que temos observado, através da vivência no meio educacional, é que o domínio de tais ferramentas tem se confundido com o simples treinamento de adolescentes, jovens e adultos para apertar teclas ou utilizar a linguagem da moda, esquecendo-se da sua principal função, estimular o desenvolvimento de habilidades importantes em um mercado de trabalho em constante mudança e cada vez mais dominado pelas tecnologias da informação, aliado a formação de um leitor crítico, capaz de reconhecer o que lhe convém.Com o avanço tecnológico o professor que acompanha essa inovação, cria possibilidade de novas construções que configuram novos conhecimentos e transformam o processo de ensino aprendizagem.

Curso gestar


quarta-feira, 22 de julho de 2009

terça-feira, 21 de julho de 2009

Seminário de análise literária

Seminário envolvendo a análise literária de obras lidas